11 novembro, 2012

A TODOS OS TRABALHADORES DAS EMPRESAS DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA ÁREA DE SINES


MANIFESTO

RAZÕES PARA UMA GRANDE GREVE GERAL 

Os trabalhadores a laborarem nas empresas do Complexo Industrial da área de Sines têm problemas comuns, estão a sofrer os mesmos ataques aos seus direitos, estão todos no mesmo barco e na mesma luta.

No quadro da ofensiva global que está a ser desencadeada contra as condições de trabalho para aumentar a exploração, quaisquer posicionamentos dos trabalhadores que tenham um sentido de auto-isolamento, constitui um erro estratégico de enormes consequências.

Enormes e graves consequências, porque atrasa a resolução dos seus próprios problemas mas, sobretudo, porque incentiva os decisores políticos e as administrações das empresas a prosseguirem com mais intensidade as medidas de empobrecimento e retrocesso laboral.  

Dividir para reinar sempre foi um objectivo dos mandantes.

Unir para fortalecer e vencer é a nossa arma.   


É URGENTE TRAVAR O ROUBO AOS TRABALHADORES
GREVE GERAL PARA DERROTAR O OE / 2013


·    Já fomos muito sacrificados com os cortes nos salários, subsídios e prestações sociais.

·    A proposta de Orçamento de Estado para 2013 aumenta brutalmente os impostos sobre os salários; corta fundo no subsídio de doença e noutras prestações sociais; ameaça desmantelar as funções sociais do Estado (Segurança Social, Saúde, Educação); aponta para o aumento generalizado dos preços, com maior incidência sobre os bens essenciais (transportes, energia, alimentação, etc.).


É PRECISO MANTER A CONTRATAÇÃO COLECTIVA
GREVE GERAL PARA DEFENDER OS DIREITOS LABORAIS


·       Não aceitamos o aumento do tempo de trabalho (à “borla”).

·      Não aceitamos a redução do valor/hora de trabalho da retribuição nem os cortes no pagamento do valor das horas extraordinárias e em dia feriado.

·      Exigimos que sejam aplicados s direitos consagrados na contratação colectiva.

A Greve Geral é um investimento de um dia, contra o aumento da exploração e para tentar impedir que nos roubam muitas dezenas de dias de salário.

TODOS JUNTOS, PORQUE ASSIM SOMOS MAIS FORTES!
Em 14 de Novembro – Todos na Greve Geral
As estruturas representativas dos trabalhadores:
EDP Sines, Petrogal/GALP, Repsol Polímeros, Euroresinas, REN Atlântico, 

Sem comentários: