13 setembro, 2009

Trabalhadores das Autarquias Protestam dia 16 contra a precariedade e mobilidade especial

Autarquias - Greve pela Dignidade no Trabalho


"Em 16 de Setembro os trabalhadores das autarquias locais, empresas municipais e privadas que operam no sector, bombeiros profissionais, trabalhadores da educação e outros estão em greve para combater o aumento da precariedade laboral no sector e a mobilidade especial, para lutar por melhores salários e pela aplicação das medidas de «opção gestionária» que permitam minorar os impactos negativos das medidas legislativas aprovadas pelo governo".
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local anuncia
assim o protesto marcado já para a próxima semana. Esta mobilização prova que cresce a precariedade e todos os ataques aos trabalhadores das autarquias (como tristemente vem acontecendo em todo o sector público, onde se podem e devem pedir responsabilidades especiais nesta matéria). Relembramos que o STAL tinha já também contestado, muito justamente, o novo sistema de avaliação dos trabalhadores do Estado (o SIADAP - Sistema Integrado de Avaliação e Desempenho da Administração Pública.
Seria importante que nestas eleições autárquicas do próximo mês de Outubro os candidatos a Presidentes de Câmara assumissem, obviamente dentro das limitações impostas por lei, a eliminação de contratos precários com trabalhadores necessários e efectivos de todos os dias.
Há por esse País fora, milhares de trabalhadores com trabalho permanente nas
Autarquias mas, a recibo verde. São factos!
Não será tempo dos autarcas assumirem também esta responsabilidade social ou há um "Deus" para uns e Um "Diabo" para os outros?

Sem comentários: