O vírus da Gripe A (H1N1)
Trata-se de um vírus que ataca os seres humanos e que se tem espalhado rapidamente por quase todos os países. Até agora a doença caracteriza-se por um quadro clínico ligeiro nas zonas mais afectadas.
O vírus transmite-se de pessoa a pessoa pelo ar, principalmente nas gotículas de saliva geradas pela tosse e pelos espirros, mas também pode ser transmitido por contacto das mãos com objectos contaminados. È importante que cada um faça a vigilância da evolução da febre e de outros sinais e sintomas, nomeadamente da dificuldade respiratória A pessoa que está infectada pode contaminar outras durante 7 dias. Em caso preocupação ou alteração dos sintomas ligue para o seu Centro Saúde, para o seu medico assistente ou para a Linha de Saúde 24 e siga as indicações que lhes são dadas.
Ponto de situação da evolução da Gripe A em Portugal
Já foram observados nos serviços de saúde 27.169 doentes com sintomas de gripe, independentemente da confirmação laboratorial dos vírus em causa. Neste período, verificou-se uma desaceleração no que se refere ao número de novos casos. A distribuição da gripe estendeu-se a quase todo o território do Continente, mantendo-se, no entanto, heterogénea. Registaram-se 23 óbitos, sendo o total acumulado até domingo, dia 6 Dezembro de 2009.No que se refere aos clusters (focos) em escolas registou-se um decréscimo acentuado, para metade, passando de 205 para um total nacional de 110.
Duarte Gonçalves (Tecnico de SHST)
1 comentário:
Tendo em conta as varias preocupações das nossas empresas, é altura dos trabalhadores começarem a exigir melhores condições de higiene no trabalho.
Contraditório é o facto de a Higiene ter caido, no que diz respeito a Saude Segurança no Trabalho agora com o novo codigo
Enviar um comentário